O Curso de Geografia Licenciatura da UFS recebe conceito máximo na renovação de reconhecimento

25/09/2011 12:08

O curso de licenciatura em Geografia da UFS, campus de São Cristóvão, tirou conceito final 5 na avaliação de renovação de reconhecimento realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do MEC que promove estudos, pesquisas e avaliações sobre o sistema educacional brasileiro

Os avaliadores observaram dados quanto à organização didático-pedagógica (gestão e políticas institucionais para o curso, por exemplo), corpos docente, discente e técnico-administrativo, instalação física e requisitos legais e normativos. Para a comissão do MEC, uma característica marcante foi a qualificação do corpo docente, seu regime de trabalho e sua produção científica. O conceito final atribuiu ao curso um perfil ‘muito bom’ (o conceito máximo).

Segundo o professor Hélio Mário, chefe do departamento, o curso sempre foi referência tanto na UFS quanto nacionalmente. Afirma ainda que, de certa forma, o conceito obtido na avaliação já era esperado, visto que há aproximadamente dois anos foi realizada uma mudança no projeto pedagógico do curso e o novo trabalho foi desenvolvido dentro da perspectiva de se apresentar bem aos avaliadores do MEC. “Espero que o resultado positivo aumente a demanda pelos cursos de graduação e pós-graduação em geografia”, diz.

A renovação do reconhecimento deve ser solicitada pela instituição de ensino superior, e é uma forma que o MEC possui de ficar a par de como os investimentos federais estão sendo empregados. O resultado é publicado nos anais do Ministério da Educação. 

“Toda boa avaliação apresenta para a sociedade o comprometimento da Universidade Federal de Sergipe com o ensino, a pesquisa e com os projetos de extensão”, afirma o professor Paulo Heimar, do Departamento de Apoio Didático-Pedagógico (Deape/Prograd).

História 

O curso de Geografia em Sergipe possui 60 anos. Seu reconhecimento se deu em 19 de maio de 1956. Em 68 o curso integrou-se à UFS, quando da sua fundação. A partir de 2010 a licenciatura passou a ser ofertada em dois turnos (matutino e noturno) disponibilizando ao todo 80 vagas. 

No campus de São Cristóvão também existe oferta para a modalidade bacharelado. A graduação apresenta hoje 491 alunos matriculados, sendo 354 em licenciatura. O curso também é ofertado no campus de Itabaiana e através da educação a distância, ambos na modalidade licenciatura. 

Em 1985 foi implantado o mestrado em Geografia. Em 2003 nasceu o doutorado. As inscrições para esses cursos estão abertas. Veja aqui. Visite também o site de Geografia do campus de São Cristóvão.

Fonte. UFS

—————

Voltar



Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!