Médicos de Sergipe decidem aderir a paralisação nacional

13/08/2013 09:52
A paralisação nacional ocorre nos dias 20 e 21
Categoria reuniu-se na sede do Sindmed na tarde desta segunda-feira, 12 (Fotos: Portal Infonet)

Médicos de todo o Estado irão paralisar suas atividades durante os próximos dias 20 e 21, acompanhando o movimento nacional da categoria. O encaminhamento foi tirado em assembléia geral do Sindicato dos Médicos (Sindmed/SE) na tarde desta segunda-feira, 12. A pauta da classe inclui a Medida Provisória (MP) 621/2013, que cria o Programa Mais Médicos, e os vetos ao Ato Médico, que regulamenta o exercício da medicina.

De acordo com o vice-presidente do Sindmed, Carlos Spina, médicos de todo o país irão se dirigir à Brasília no dia 20, como forma de pressionar o Governo para debater as pautas da classe. Os médicos que desejarem aderir à marcha para a capital federal deverão se apresentar na sede do sindicato para que a viagem seja providenciada.

Os profissionais que permanecerem no Estado deverão se mobilizar, suspendendo as atividades e contribuindo com uma panfletagem. “Vamos nos reunir na rua Geru, no Centro, a partir das 8h, nos dias 20 e 21. O objetivo é esclarecer à população o por que do nosso movimento e conscientizar as pessoas sobre a necessidade da revogação dos vetos”, diz.

Segundo o vice-presidente, o entendimento da classe é que a não-revogação do veto ao Ato Médico ameace a profissão posteriormente. “O princípio da medicina é o diagnóstico. As pessoas vão até o médico para que ele faça o diagnóstico do seu problema e prescrevam a terapia necessária. Se o médico não for o responsável por esta função, seu ofício se descaracteriza, e no futuro pode ser que a profissão não mais exista”, expõe.

Spina considera que o movimento tem sido válido em todo o país. “No último dia 8, a mobilização em Brasília reuniu um grande número de médicos e estudantes. Isso é a prova de que a classe está percebendo que ficando parada, sem mobilizar-se, nós poderemos ter um problema muito sério”, avalia.

Entenda

Sancionada pela presidente Dilma Rousseff no dia 11 de julho, a Lei 12.842, ou Ato Médico, recebeu vetos referentes à formulação de diagnósticos com objetivo de resguardar as políticas desenvolvidos no Sistema Único de Saúde (SUS). O texto original do Projeto de Lei, pronta há 11 anos, inclui no artigo 4º a definição de atividades privativas do médico.

Diretoria informou sobre encaminhamento da assembleia, que definiu adesão à marcha nacional

Embora a classe médica acredite que a redação não fira a autonomia dos demais profissionais da saúde, categorias como enfermeiros, psicólogos e fisioterapeutas acreditam que a “formulação de diagnóstico nosológico e respectiva prestação terapêutica” como ofício exclusivo dos profissionais de medicina desqualifica as demais profissões do campo da saúde, criando uma hierarquia.

Sobre o Programa Mais Médicos, o consenso entre os profissionais da medicina é de que sua natureza seja danosa ao ofício. Conforme anunciado pelo Governo, o Mais Médicos tem o intuito de ampliar os recursos humanos no SUS, ampliando o tempo de graduação nos cursos de medicina e oferecendo bolsas de capacitação em atenção básica de saúde para médicos estrangeiros.

 

 

 

FONTE: INFONET

 

—————

Voltar